quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PSP Go é a menor versão do dispositivo da Sony, mas preço assusta

Caro e com problemas de compatibilidade, o Sony PSP Go casa elegância e jogos sem a necessidade do disco, com um preço alto e um upgrade incerto.

A Sony aumentou o preço de sua plataforma PSP de 170 dólares para 250 dólares, quase o mesmo valor de um PlayStation 3 (300 dólares). E o que você ganha em troca com esse aumento? Uma diminuição no peso e nas dimensões, uma nova interface, suporte a Bluetooth e 16GB de memória flash interna.

O Sony PSP Go é a quarta geração da plataforma, pesando 158 gramas – 16% mais leve que o PSP Slim e 43% mais leve que o original PSP-1000. Também é 35% menor que o PSP Slim, embora mantenha todas as funções deste modelo, com exceção do drive UMD. Além disso, o Go possui uma tela LCD widescreen de 3,8 polegadas, com resolução de 480 por 272 pixels, que ocupa menos espaço físico.

O console está disponívem em duas cores: black piano e branco pérola. O modelo Black é um imã para digitais, mas os controles ficam em um gamepad debaixo da tela, que abre em slide, e tem uma película que não deixa marcas de dedos.

Com exceção do botão do menu, dos alto-falantes e das luzes indicadoras, todas as outras funções mudaram de lugar para o gamepad e para a parte superior do console. Ao deslizar e abrir o gamepad, você verá o d-pad e os botões na parte inferior da tela. E à direita, o controle joystick thumb-nub.

psp_go_01.jpg

Substituindo o slot do cartão de memória padrão da Sony, o Memory Stick Pro Duo, está o M2 Micro Memory Card (um cartão menor e que atinge capacidade de até 16GB). Esse slot foi desenvolvido para complementar a memória flash interna de 16GB do dispositivo.

E você irá precisar de cada byte dessa memória flash, já que o Go abriu mão da tecnologia UMD – os famosos minidiscos com proteção de plástico que traz os jogos ou filmes para o dispositivo. E este é o grande trunfo do Go: jogar sem a necessidade de discos ou cartuchos. Em vez disso, utiliza apenas seu cartão de memória.

Porém, isso significa menos opções de games (salvo o jogo demonstração que vem na memória do dispositivo, Patapon 2), até que você acesse a rede da Sony PlayStation, utilizando a interface wireless 802.11b do Go. Fica só a dúvida do por que a Sony não incluiu a interface 802.11g ou a mais recente, n.

psp_go_02.jpg

O dispositivo acompanha o software Sony MediaGo, um aplicativo similar ao iTunes que permite gerenciar seus filmes, músicas e games. Para mover os jogos entre PSPs basta apenas arrastá-los de uma biblioteca do MediaGo para outra. Mas infelizmente não há opção para ripar jogos e filmes UMD. A única forma é comprá-los (e baixá-los) novamente.

Se você já investiu muito em jogos UMD ou prefere esta plataforma, então evite o PSP Go até que a Sony ofereça uma opção de upgrade razoável. A vida útil da bateria é comparável com a do PSP original, atingindo uma média de 5 horas de uso, e pode ser até mais se o Wi-Fi estiver desabilitado.

Mas algumas coisas ficaram faltando. Ele não possui GPS, tela sensível ao toque, microfone, câmera embutida e nem acelerômetro, para rodar a tela e jogar jogos mais simples sem a necessidade dos controles. Em vez disso, você terá um PSP menor e com um design mais bonito. E para isso a Sony está pedindo 250 dólares – 80 dólares a mais que o modelo anterior.

PSP_GO_01.jpg

Levando em consideração o conjunto, o produto em si é um belo dispositivo portátil, mas – assim como ocorreu com o PS3 há três anos – a Sony o está posicionando incorretamente dentro do grupo demográfico que eles buscam para atingir o sucesso deste PSP.


0 comentários:

Postar um comentário